A comunidade Cooperostra é formada por cerca de 40 famílias. A coleta de ostras é a fonte de renda das pessoas da regiao. Em 1998 a comunidade se organizou e decidiu criar a Cooperativa dos Produtores de Ostras de Cananéia (Cooperostra). Quando as ostras sao coletadas e estão muito pequenas, são criadas em um viveiro no manguezal. Quando estão "gordas" demais são devolvidas para o Mangue para poderem se reproduzir e não criar um desequilibrio na natureza. Em uma certa época do ano, a Cooperostras e outras pessoas são proibidas de pegar ostras do Manguezal.
Local onde a Craca é retirada |
Interior da Ostra |
Casca sem Cracas |
Depois de "colhidas"as ostras elas são levadas para um lugar submerso de água (primeira foto) para serem tiradas as cracas da casca. Depois são vendidas para os moradores da região, turistas e para o Brasil inteiro.
A importância da Cooperostra na região é imensa, pois os coletores de ostras que antes trabalhavam na ilegalidade agora tem um trabalho onde podem vender a ostra por um preço justo.
adorei este site , tem todas as informações que eu precisava , só não tem se ela podem ser coletadas acima de cinco cm , pois estão muito pequenas
ResponderExcluirAdorei seu blog S2! Eu vou para Cananéia
ResponderExcluirdaqui a um mês e suas inforormações ajudaram muito! Obg :)